terça-feira, 8 de junho de 2010

Bolo de Farinha de Arroz


Tenho uma confissão para fazer...tenho andado com preguiça de vir actualizar o blog, tenho esta receita para publicar desde o dia 8 e só hoje, dia 23 é que ganhei "coragem"...

Pronto, já disse, agora podem-me bater, eu deixo.

Há alguns meses, comprei farinha de arroz, com o intuito de descobrir qualquer coisa em que a usar. Pensei eu que fosse mais fácil encontrar receitas que pedissem farinha de arroz, mas estava enganada.

Há algumas semanas, estava a vasculhar o Pantagruel da minha mãe quando encontrei um bolo de farinha de arroz. Quase ouvi campainhas a dar o alarme na minha cabeça!

Este bolo é muito bom, tem uma textura peculiar e é óptimo para acompanhar chá.

Bolo de Farinha de Arroz

Ingredientes:

400g de açúcar (da próxima reduzo, não gosto de bolos que têm muito mais açúcar que farinha, excepto alguns casos)
300g de farinha de arroz
160g de manteiga sem sal
4 ovos
1 c. chá de fermento em pó

Preparação:
Batem-se as gemas com o açúcar até engrossarem. Junta-se-lhes a manteiga amolecida, aos poucos, mexendo sempre e, depois, junta-se a farinha peneirada com o fermento, pouco a pouco sem deixar de bater.
Envolve-se levemente as claras em castelo firme e põe-se numa forma untada com manteiga e polvilhada com pão ralado. Leva-se ao forno a 175ºC. Quando corar, tapa-se com papel de alumínio até cozer.

O bolo cora muito depressa, por isso não virem costas!
Se nunca polvilharam as formas dos vossos bolos com pão ralado, não se assustem, não é tão estranho quanto parece e fica óptimo, às vezes chego a preferir o pão ralado à farinha ;)

Bons feitiços e bom apetite!

0 colheradas no caldeirão: