domingo, 25 de outubro de 2009

Crepes

Acontece-vos de vez em quando terem desejos? Por comida, que fique claro.

Os meus desejos mais recorrentes são por crepes. "O meu reino por um crepe!". Mas, não tendo nenhum reino para fazer a troca, resta-me ir para a cozinha e meter as mãos ao trabalho.

Hoje foi um desses dias, pelo que convidámos amigos para o lanche e eu fui para a cozinha.

Os crepes são, possivelmente, o que mais fiz desde que comecei a cozinhar, porque toda a gente gosta, e ao longo dos anos tenho vindo a experimentar várias receitas. Muitas delas pus de parte, porque não me convenceram, ou porque os crepes se partiam todos, ou porque sabiam muito a ovo. Esta é a minha derradeira, aquela que vou usar sempre até ao final dos meus dias.

Antes de passar para a receita, queria esclarecer algumas confusões muito comuns entre crepes e panquecas, pois não são a mesma coisa:
-a massa dos crepes é mais líquida que a massa das panquecas;
-os crepes são finos (quanto mais finos melhor) e as panquecas são mais grossas (cerca de 0.5cm ou um bocado mais).
Não são muito diferentes, mas sim o suficiente para não serem a mesma coisa e terem designações diferentes. É a mesma coisa que dizer que calças e calções são a mesma coisa.


Ingredientes:

300g de farinha
3,5dl de leite
2,5dl de água
4 ovos
50g de manteiga (ou 5 c. de sopa)
(fui simpática e passei as medidas para métrica, porque estavam em copos)

Preparação:
Ponham os ingredientes todos numa taça e batam com uma batedeira até estar homogéneo. É importante que não haja grumos, porque afectam a espessura dos crepes quando estão a ser cozinhados.
Quando estiver bem misturada, põe-se no frigorífico e aguarda-se 30 minutos.
Tirem a massa do frigorífico e ponham uma frigideira ao lume. Ponham alguma massa na frigideira e mexam-na em círculos para espalhar bem pela frigideira toda.
Apesar de nunca me ter acontecido com esta massa, é normal se o primeiro crepe se quebrar. Com a prática vão começar a perceber quanta massa é precisa para cobrir o fundo da frigideira e fazer crepes mais finos.

Voilá! Agora podem acrescentar o que bem vos apetecer. Cá por casa foram acompanhadas com Geleia de Marmelo (caseirinha, mas isso fica para outro dia) e um cházinho.
Se preferirem fazer crepes salgados, podem rechear com acompanhamentos salgados, ou também trocar a farinha por farinha integral, que dá outro sabor e textura aos crepes.

Espero que gostem ;)

Bons feitiços!

2 colheradas no caldeirão:

TheTrueMan disse...

portanto agora já não é preciso ir ao permarcati pra comer um bom crepe lol

Afal disse...

Mas, falando por mim, não vou ao Permarcati só pelos crepes!