quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Salada de Cuscuz e Legumes

Estou de volta!

Para começar, quem me conhece bem sabe da quantidade enorme (e ponham enorme nisso) de revistas de culinária que tenho. Para que tenham uma pequena ideia, eu compro a revista Segredos de Cozinha (não é publicidade) desde 1997. É uma revista semanal e nestes anos todos, falhei muito poucas semanas.

Assim, para libertar um pouco o peso que tenho na consciência por ter tantas revistas e não lhes dar uso, decidi escolher pelo menos uma receita de cada revista. Escrevi cada nome de receita num papel, assim como o nº da revista e vou andar a sortear o que será o jantar, pelo menos uma vez por semana.

A feliz contemplada desta semana foi a Salada de Cuscuz e Legumes, o que me deixou bastante contente. Cuscuz é sêmola de trigo reduzida a grânulos e um dos meus alimentos preferidos. Infelizmente não usamos muito, porque os homens da casa querem é comida pesada e que encha, mas tanto eu como a minha mãe gostamos e achamos que devíamos usar mais. E o papelinho ditou o jantar e o que tem de ser tem muita força. E somos nós que fazemos o jantar, pelo que, se não gostam, têm a solução de passarem a ser eles a fazê-lo, mas duvido que o façam, lol.


Ingredientes:

200g de cuscuz
2dl de água
1 noz de manteiga
1 pimento vermelho
1/2 courgete
1 cebola média
2 c. sopa de azeitonas
1 c. sopa de pickles
azeite q.b.
sal q.b.

Preparação:
Coloquem o cuscuz numa taça e juntem a água quente e temperada. É importante que a água esteja bem quente, para que o cuscuz absorva a água, inchando e cozinhando. Assim que o cuscuz absorver a água, juntem a manteiga e mexam até que esta esteja bem misturada.
Cortem o pimento e a courgete em cubos e piquem a cebola. Levem a saltear numa frigideira com um bocadinho de azeite, apenas o suficiente para amolecer um pouco os legumes. e temperem com sal. Quando estiverem salteados, juntem ao cuscuz, assim como as azeitonas e os pickles picados.
Misturem tudo e está pronto a servir.

Este prato é muito bom servido quente, mas não perde qualidade quando está frio.

Aqui em casa, para metade é considerado prato principal, para outra metade é acompanhamento. Adivinhem como é que estamos divididos...

Bem, agora deixo-vos à vontade para irem para a cozinha.

Bons feitiços!

2 colheradas no caldeirão:

Gema disse...

Como já tinha escrito no FB, nunca provei cuscuz e tenho uma certa curiosidade. Acho que vou mesmo experimentar :)
Olha fiquei fã do teu blog e vou começar a seguir-te publicamente ;)
Bjs

Afal disse...

Ainda bem que gostaste e que decidiste ficar por cá, fico muito contente ;)

Quando experimentares diz o que achaste!