quinta-feira, 26 de junho de 2014

Está na hora da ressurreição deste blog. Aleluia!

Se algum de vós gosta de filmes da Disney e se tem mantido a par dos últimos filmes que foram saindo, de certeza que vão conseguir identificar este doce.


Beignets! Alguém consegue identificar o filme? Talvez com mais algumas informações...
Apesar do nome francês, este doce ficou popularizado em New Orleans, na América, ao ser trazido por colonos franceses. Já ajudou?

O que me deixou mais curiosa, foi o facto de serem comparados aos donuts, no que toca a textura. E realmente não desaponta. Infelizmente, essa semelhança só dura enquanto estão quentes ou mornos e depois acabam por ficar um pouco mais condensados, daí que sejam servidos geralmente a sair da frigideira.

Esta receita faz imensos beignets! E atentem na palavra imensos. Na fotografia estão duas taças cheias e ainda havia uma terceira...portanto, é bom para dia de festa. Além disso, a massa pode ser guardada no frigorifico e ir sendo frita quando é preciso.

Beignets

Ingredientes:
120ml água morna
1 c. sopa de fermento de padeiro (uma saqueta 11g)
50g de margarina
120g açúcar
1 c. chá de sal
240ml água a ferver
240ml leite evaporado
2 ovos batidos
1,150kg de farinha
Óleo para fritar

Preparação:
Numa taça, pôr os 120ml de água com o fermento e deixar a levedar durante 5 minutos.
Combinar a margarina, o açúcar e o sal. Juntar a água a ferver e mexer bem. Quando estiver bem misturado, juntar o leite evaporado.
Tem de se esperar que arrefeça um pouco e depois junta-se a mistura do fermento e os ovos batidos.
Juntar um terço da farinha e misturar bem. Juntar o resto da farinha e quando começar a ficar mais seca, passar para a bancada e misturar a massa até estar homogénea e formar uma bola. Deve-se pôr um pouco de óleo numa taça, colocar a bola de massa e cobrir. A massa deve ficar a levedar entre 30 minutos a uma hora e deve ficar com o dobro do volume.
Depois desse tempo, pode-se começar a preparar a massa para ser frita. Para isso, tiram-se pequenas porções de massa, ligeiramente maiores que uma bola de ténis, e devem-se estender com o rolo da massa até ficar com cerca de 3-4mm de espessura. Corta-se a massa em rectângulo com cerca de 5cm de largura.
Entretanto, deve-se pôr o óleo a aquecer. Não é preciso muito óleo, basta uns 4cm de profundidade.
O óleo está pronto quando se põe um bocadinho de massa e ela leva cerca de 3 segundos a vir ao cimo.
Colocar no máximo 5 pedaços de massa de cada vez e ir virando para que estufem e fiquem cozinhadas por igual.
Quando estiverem fritas, polvilham-se com açúcar em pó e é só servir!

Como eu disse, ainda aguentam cerca de uma semana no frigorífico, por isso podem deixá-las já cortadas e depois é só fritar e comer acabadinhas de fazer. Apesar de serem boas frias, quando ainda estão mornas são simplesmente deliciosas!

Bons feitiços e bom apetite!

0 colheradas no caldeirão: