domingo, 18 de dezembro de 2011

Marmelada e Geleia de Marmelo

O tempo passa depressa :|

O ano passado, por esta altura, estava a começar a pensar em quais seriam as minhas resoluções para 2011. Cheguei à conclusão que ia pensar em coisas simples, ou não seria nada. Devo dizer que só tomei duas resoluções e considero que fui bem sucedida nas duas: aproveitar todas as oportunidades que surgissem (oh se aproveitei!) e a minha última Segredos de Cozinha foi comprada no dia 28/12/10.

Porque é que eu deixaria de comprar uma revista de receitas?! Bem...eu já a comprava, semanalmente, desde 1997, tenho imensas revistas e raramente cozinhava alguma coisa a partir delas. Assim comprei alguns livros.

E agora que passámos a parte secante desta minha aparição no blog, vamos passar à parte das receitas. Hoje vai ser um dois em um, porque são receitas complementares.

Marmelada

Ingredientes:
1 kg de marmelos
750g de açúcar
1dl de água

Preparação:
Tira-se a casca e os caroços aos marmelos, reservando (porque é com as cascas e os caroços que se faz a geleia).
Cortam-se em fatias finas e põem-se num tacho, intercalando com o açúcar. Deita-se um decilitro de água e leva-se ao lume.
Deixa-se cozer bem, até os marmelos ficarem translúcidos e como se estivessem caramelizados.
Derretem-se os marmelos com a varinha mágica ou com o passe-vite. Aqui em casa já usámos os dois, mas preferimos a varinha mágica porque controlamos melhor a textura da marmelada, apesar de gostarmos dela um pouco mais grumosa.
Transferece-se para taças e cobre-se com papel vegetal, depois é só guardar num sítio seco e com pouca luz.

Geleia de Marmelo

Ingredientes:
Cascas e caroços dos marmelos
Água e açúcar q.b.

Preparação:
Num tacho, põem-se as cascas e os caroços dos marmelos que usámos para fazer a marmelada e cobrem-se com água. Leva-se ao lume até se notar que a água começa a ficar um pouco viscosa e com uma cor mais escura (um caramelo claro, mais ou menos).
Quando chega a essa ponto, coam-se as cascas e mede-se o líquido. Certifiquem-se que espremem todo o líquido das cascas, porque geralmente elas absorvem muito.
Juntam 3/4 da quantidade de líquido, de açúcar e levam novamente ao lume. Ou seja, se vos deu 400ml de líquido, juntam 300g de açúcar.
Deixa-se cozinhar até começar a ficar mais viscoso, mas não demasiado, porque depois de frio acaba por ficar um pouco mais espesso. Esta parte leva cerca de vinte minutos.
Quando fica pronto, guarda-se em frascos bem fechados.

São duas receitas simples, mas que implicam algum tempo de preparação. Aqui gostamos muito tanto de marmelada como de geleia de marmelo, por isso compensa e muito.

Experimentem, vão gostar ;)

Bons feitiços e bom apetite!

0 colheradas no caldeirão: