segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pudim de Coco e Morangos

(eventualmente hei-de tirar uma fotografia melhor...)

E por aqui continuo, a tentar repor a ordem aos posts que tenho em atraso...

David, esta é para ti, porque me vieste à memória logo à primeira colherada!

Ora bem, este doce é perfeito para quem gosta de coco, porque há uma explosão nos nossos sentidos, que são invadidos pelo sabor deste fruto.

É extremamente leve e fica óptimo com o molho de morango.

Pudim de Coco e Morangos

Ingredientes:

6 folhas de gelatina incolor
200ml de natas
1,5dl de leite condensado
200ml de leite de coco
3 c. sopa de coco ralado
Molho de morangos e morangos q.b.

Preparação:
Colocam-se as folhas de gelatina de molho em água fria. Entretanto, passa-se uma forma de chaminé por água fria e forra-se com película aderente, colando-a bem.
Bate-se firmemente as natas, junta-se o leite condensado e envolve-se delicadamente. De seguida, junta-se o leite de coco.
Escorre-se bem as folhas de gelatina, juntam-se-lhes 3 colheres de sopa do preparado anterior, leva-se a lume brando e mexe-se até derreter. Retira-se e junta-se ao restante creme. Acrescenta-se o coco ralado, mistura-se e deixa-se repousar 15 minutos.
Dispõe-se o preparado na forma com uma concha e leva-se ao frigorífico até ficar bem sólido.
Desenforma-se o pudim, descolando cuidadosamente a película aderente e serve-se com o molho de morango e os morangos frescos.

Molho de Morango:
Arranjam-se 150g de morangos, cortando-os em pedaços e colocando-os num tacho com 50g de açúcar e uns pingos de água. Leva-se a lume brando, deixando cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Retira-se do lume, tritura-se e deixa-se arrefecer.

Ora bem, por onde começar... se não têm paciência, esqueçam a película aderente, acho que nunca me deu uma tão grande vontade de arrancar cabelos na cozinha (sim, pouco higiénico), como neste dia! A película agarra-se às unhas e não à forma...e quando pensamos que já está no sítio, há-de haver alguma zona onde de repente descobrimos que afinal está tudo menos bem!

Depois, da próxima vez vou fazer o dobro da receita, porque fica um pudim muito baixinho. Tenham sempre o cuidado de ter as natas bem frias quando as batem, caso contrário, é provável que acabem com as natas quase líquidas.

Por fim, eu usei molho de morango de compra, porque já não estamos na época deles, mas posso garantir-vos que se conseguirem arranjar morangos, o sabor será muito melhor.

Bons feitiços e bom apetite!

0 colheradas no caldeirão: