sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tarte de Maçã

Quando comecei este blog, estava numa fase em que só pensava em ir para a cozinha. Estávamos no início do Outono e há toda uma panóplia de cheiros que lhe estão associados, como a canela, as maçãs, bolos acabados de cozer, entre outros.

Ora, aliando a canela às maçãs, uma das receitas que tinha mais curiosidade em experimentar era precisamente a Tarte de Maçã, que foi também uma das grandes impulsionadoras do começo deste blog.

Verdade seja dita...tenho andado a procrastinar...primeiro porque não tinha um prato refractário decente para a tarte (porque não queria fazer nas tarteiras de metal), depois porque não me apetecia ir para a cozinha, outras vezes porque não tinha os ingredientes...

Eu sei...devia ter vergonha...e tenho! Acreditem que tenho...

Mas para compensar isso, ontem eram 23h e fui para a cozinha (sim, eu sei...cozinho fora de horas XD). Cerca de uma hora e meia mais tarde, a tarte estava no forno a começar a espalhar um cheiro delicioso na cozinha! Portanto, aqui fica o resultado:

Tarte de Maçã

Ingredientes:

Massa:
225g de manteiga
400g de farinha
3 c. sopa de açúcar
1 c. chá de sal fino
1/2 c. de chá de fermento
6-9 c. sopa de água fria

Preparação:
Numa taça grande, misturar a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Juntar a manteiga cortada em pedaços pequenos. Com um garfo, ou os dedos, mistura-se a manteiga com os ingredientes secos até ficar com um aspecto areado. Certifiquem-se que a farinha que está no fundo da taça fica bem misturada.
Depois de tudo bem misturado, junta-se a água, colher a colher. Eu usei apenas 7 colheres, vão misturando e verificando a consistência, não deve ficar demasiado seco (a esfarelar), nem demasiado molhado, pois não vai dar para estender a massa.
Divide-se a massa em duas partes iguais, envolve-se em película aderente e guarda-se no frigorífico cerca de 45 minutos (não esperei tanto tempo...).

Recheio:
6-8 maçãs de tamanho médio (usei 2 Golden, 2 Granny Smith e 2 Royal Gala)
Sumo de meio limão
100g de açúcar branco
100g de açúcar mascavado compactado (certifiquem-se que fica mesmo compacto no copo medidor)
3 1/2 - 4 1/2 c. sopa de farinha maisena (depende da quantidade de água das maçãs)
1 1/2 c. de chá de canela
1 pitada de sal
25g de manteiga em cubos

Preparação:
Liga-se o forno a 200ºC.
Polvilha-se, generosamente, uma das bolas de massa com farinha e esticá-la entre duas folhas de papel vegetal, até ter uma espessura de cerca de 2 mm, ou o suficiente para cobrir a tarteira. Retira-se uma das folhas e posiciona-se a massa na tarteira, comprimindo-a contra as paredes, retirando no final a segunda folha. Estica-se a outra bola de massa, que fica a aguardar que a tarte seja recheada.
Num tacho largo, colocam-se as maçãs descascadas e cortadas em fatias, salpicando com o sumo de limão para não oxidarem.
Numa taça misturam-se os ingredientes secos, desfazendo tudo muito bem, até ficar homogéneo.
Envolve-se o preparado e a manteiga nas maçãs e leva-se o tacho ao lume, cerca de 3 minutos, mexendo sempre, até que as maçãs fiquem ligeiramente cozinhadas.
Retirem do lume e vertam as maçãs na tarteira. Coloquem a segunda parte da massa esticada sobre o recheio, pressionando as bordas de forma a colar a massa de baixo com a de cima. Antes de levar ao forno fazer-se alguns cortes no topo da tarte (para o molhinho não fazer da tarte um vulcão), pincela-se com leite e salpica-se com açúcar granulado.
Leva-se ao forno entre 25-40m, quando estiver com uma cor dourada está no ponto certo.
Deixem arrefecer completamente antes de servir (no mínimo uma hora e meia).

Foi a primeira vez que comi tarte de maçã, soube-me muito, muito bem. Levei comigo e dei uma fatia a uma das minhas tias (que trabalha com a minha mãe), passou o tempo a suspirar e a dizer "hmm...está deliciosa, podes fazer mais vezes!", pelo que me parece que compensa bem o tempo que se passa na cozinha, lol.

Espero ter-vos aberto o apetite ;)

Bons Feitiços!

0 colheradas no caldeirão: