E mais um ano começa! Espero partilhar muitas receitas convosco nos próximos 12 meses e que haja uma partilha vossa também ;)
Para entrar com o pé direito, lembrei-me de duas sapateiras que estavam no congelador à espera de uma boa ocasião. Do meu ponto de vista, o início de um novo ano é uma ocasião mais que boa para festejar, por isso, convidámos alguns amigos e pusemos as sapateiras a cozer.
Adoro marisco, que além de ser uma excelente fonte de potássio sabe sempre bem. A sapateira, aliada ao camarão, é dos meus prazeres gastronómicos e, tempo à parte, é super fácil de arranjar.
Acabei por usar as duas sapateiras e usei essas medidas para a receita, mas podem fazer só com uma, basta reduzir as quantidades dos ingredientes.

Sapateira
Ingredientes:
2 sapateiras
1 cebola média
1dl de cerveja
4 c. sopa de maionese
1/2 c. sopa de mostarda
1/2 c. sopa de molho de wisky (ou cocktail)
1 c. café de piri-piri
Sal q.b.
Preparação:
Colocam-se as sapateiras numa panela e cobrem-se com água. Tempera-se a água com bastante sal e cozem-se as sapateiras durante 20-30 minutos.
Depois de cozidas, retiram-se as sapateiras e deixa-se arrefecer (ou se forem apressados como eu, queimam os dedos).
Depois de arrefecerem, retiram-se as patas e as tenazes da sapateira. Quebram-se com um quebra-nozes, ou um utensílio próprio (que nós não temos, lol), e põe-se a polpa numa taça.
Abre-se a sapateira e retira-se todas as partes comestíveis para a taça, isto significa que os pulmões e aquelas coisinhas meio "gelatinosas" ficam de fora, assim como as cascas, mas o resto é tudo comestível.
(aspecto final, depois de tirar a polpa toda às duas sapateiras)
Depois de retirar a polpa toda, incluindo a que ficou na carapaça quando se abriu a sapateira, junta-se a cebola picada muito fina. Junta-se a cerveja (atenção, a sapateira não pode ficar a nadar, não precisam de usar a cerveja toda) e mexe-se bem para misturar.
Adiciona-se a maionese, a mostarda, o molho de cocktail e o piri-piri e mexe-se até estar tudo bem misturado.
Se for necessário, ponham mais um bocadinho de sal fino e levem ao frigorífico até ao momento de servir.
Por cá, servimos com mini-torradas, mas há quem sirva com pão torrado com manteiga, fica ao vosso gosto.
Espero que gostem tanto como nós gostamos.
Bons feitiços!
2 colheradas no caldeirão:
hummmm que maravilha quero um cadinho :)
bjs
Se ainda houvesse partilhava com todo o gosto!
Enviar um comentário