terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Delícia de Framboesa

Há alguns dias, ou semana, tive alguns amigos a jantar cá em casa. O jantar em si, foi algo fácil e simples de fazer: lombo de porco assado com batatas no forno, cuja receita hei-de partilhar convosco um dia destes.

Sendo o jantar simples, apeteceu-me caprichar um pouco na sobremesa, por isso procurei e procurei...e quando achava que o melhor era desistir e fazer qualquer coisa a que eu já estivesse habituada, dei com a receita (quase) perfeita: Delícia de Framboesa.

Esta sobremesa também me deu a desculpa que eu precisava para comprar uns copos que andava a namorar há alguns meses, porque têm o tamanho perfeito para sobremesas.


Delícia de Framboesa

Ingredientes creme:
1 lata de leite condensado
2dl de leite de côco
200g de queijo-creme
4dl de natas frias
7 folhas de gelatina incolor
50g de framboesas (4 para cada taça)

Ingredientes cobertura:
300g de framboesas congeladas
100g de açúcar
1 pau de canela e sumo de um limão pequeno

Preparação:
Colocam-se as folhas de gelatina numa taça com água fria.
Misturam os leites com o queijo creme e juntam-se as natas batidas.
Escorre-se bem a gelatina, coloca-se numa taça com um pouco do creme anterior e leva-se ao microondas durantes alguns segundos (em intervalos de 10segundos, mas é melhor ir vigiando). Quando estiverem bem derretidas, junta-se ao creme, misturando muito bem.
Colocam-se três framboesas no fundo da taça e verte-se o preparado. Põe-se no frigorífico para solidificar.

Para a cobertura, colocam-se as framboesas, o açúcar, o pau de canela e o sumo de limão num tacho e leva-se a lume brando. Mexe-se de vez em quando até se obter o ponto estrada (passando com a colher no fundo do tacho, forma-se uma estrada). Deixa-se arrefecer, distribui-se pelas taças e decora-se com as restantes framboesas.

Este doce é muito bom e leve, mas não se tiverem comido muito antes de chegar à sobremesa. Podem sempre dividir por mais taças, pondo menos creme.

Bons feitiços e bom apetite!

2 colheradas no caldeirão:

Tio Heartless disse...

Para ti é tudo facil :P A carne assada sai-me bem mas costumo arruinar quaisquer batatas que meta com a carne. A ultima sobremesa que aprendi a fazer foi natas do Céu com a minha menina. Quando abres a loja hein? ;)

C. disse...

Isso parece quase o panna cotta... tem optimo aspecto e logo eu que adoro frutos vermelhos!